AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Entrevista com Sergio Chapelin

   Sergio Chapelin entrevistado pelo nosso colega Sérgio Monteiro durante evento de criadores de Cavalos Mangalarga na Fazenda dos Lobos  em Minduri

 Entrevista com Sergio Chapelin na Fazenda dos Lobos



Um dos criadores presentes na VIII Etapa da XI Copa de Marcha do Sul de Minas, o jornalista Sérgio Chapellin visitou pela primeira vez a Fazenda dos Lobos e garante que a convivência em eventos como este é fundamental para o sucesso na criação de cavalos Mangalarga Marchador.

Como é para você estar hoje na Fazenda dos Lobos?
Eu não conhecia a Fazenda dos Lobos, mas conhecia a tradição da fazenda, do criatório. A gente sempre ouve todo mundo se orgulhar muito ao afirmar que o cavalo tem sangue Lobo. Por isso como criador estou me realizando aqui. Primeiro por que eu já conheço o Paulo César há muitos anos, mas não tinha vindo ainda à fazenda. Então estando na Fazendo dos Lobos, um dos criatórios mais importantes do Mangalarga Marchador, estando ao lado de pessoas que de fato conhecem o bom cavalo marchador, estou muito feliz.

O que leva uma pessoa a criar cavalos, investir num animal assim?
O cavalo é uma questão de satisfação.  Você faz por que gosta. Ninguém pode começar pensar em cavalo como negócio.  Estou quase dez anos criando e ainda não vivi esta experiência de ganhar dinheiro com cavalo.  Primeiro você tem que gostar de cavalo, você tem que fazer sua opção por aquele cavalo que se identifica com sua personalidade, por isso pra mim eu sempre procuro um cavalo que seja dócil, macio, bem adestrado, sendo um cavalo bonito, de diferente morfologia, ele é perfeito. Agora existem animais que são de maior porte, mais musculosos, você tem que fazer sua opção.  Por isso eu fiz minha opção pelo cavalo Mangalarga Marchador.

É uma dedicação constante?
É isso, você gosta, se dedica, vai vivendo esta experiência de trazer na pista e vai aprendendo. E a gente só aprende convivendo. Quem não participa de eventos, fica só admirando os seus próprios animais, peca por que o mais importante do cavalo chama-se comparativo. Às vezes você tem um animal que você acha maravilhoso na sua propriedade e quando você trás o cavalo na pista você tem que compará-lo com os demais. E aí está a grande dificuldade.

Você diria então que dedicação aliada a integração levam ao aprendizado, a evolução na criação do Mangalarga Marchador?
Para quem quer criar é fundamental. Então aí você vai vendo se de fato tem que investir em novos cruzamentos, introduzir em seu plantel animais diferenciados e ter o feeling. Isso em o mais difícil!

Você já alcançou qual etapa?
Eu tenho ainda muita dificuldade, comecei a criar cavalo eu já era burro velho, então já é mais difícil, mas no comparativo na pista eu consigo já avaliar bem, acerto bem o cavalo que deve ganhar a prova, então estou aprendendo com esta convivência, acho que mais uns 20 anos eu já aprendi (risos) . 

Fonte: Fazenda dos Lobos
http://www.fazendalobos.com.br/noticia.aspx?catNot=11&id=21&nomeCatNot=Entrevistas

Veja Também reportagem completa no NOTICIARAMA:
http://noticiarama.blogspot.com/