AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 2 de outubro de 2011

Preparativos para a Copa 2014

Dicas dos hoteleiros sul-africanos

Durante o 3º E-com realizado ontem em São Paulo, um dos painéis reuniu dois representantes de hotéis da África do Sul e o representante da Match Services, escritório de acomodações da FIFA.
A África do Sul teve um desafio muito parecido com o nosso na área de hospedagem, com várias cidades-sede, distantes uma das outras e a necessidade de aumentar a oferta de quartos.
No interessantíssimo encontro, o já abrasileirado Paul Whelan da Match foi quem mais falou, e junto com os dois hoteleiros forneceu muitas dicas e depoimentos que já serão úteis a partir de hoje.
Paul deixa muito claro que o primeiro entendimento é de que a copa do mundo não é Carnaval no Rio, nem Fórmula 1 em São Paulo, dias de ocupação garantida e tarifas cheias. É um evento dinâmico e que vai se moldando à medida que os jogos vão acontecendo. Citou vários exemplos de times fortes que ficaram de fora das semi-finais, da partida entre Brasil e Portugal, ambos já classificados para a fase seguinte, o que gerou desinteresse pelo jogo. E ao mesmo tempo ocasionou muita procura por outros jogos onde haveria real disputa.
São 800 hotéis brasileiros já credenciados pela FIFA e que estarão no site oficial da copa, o www.fifa.com , numa área que entra no ar no final do ano. Segundo Paul, no dia 21 de outubro já se terá uma idéia mais clara de 2014, quando se definirá o calendário dos jogos.
Os hotéis brasileiros já estão recebendo pedidos de grupos para o período da copa e a recomendação que os três profissionais fizeram são:
- espere até 21 de outubro para responder
- garanta um pré-pagamento de no mínimo 50% e datas de cancelamento de no mínimo 90 dias, com multas
- verifique a idoneidade da empresa solicitante (existem muitas empresas que pré-compram e depois tentam revender em um mercado paralelo, geralmente sem sucesso)
- observe que mesmo com o grupo pago, se não utilizarem as hospedagens, o hotel terá grande perda de A&B e de outros serviços (isto aconteceu com alguns hotéis na África do Sul)
Para Annanias Disenyeng, gerente de revenue do Intercontinental Johannesburg e Stephen Black, gerente de distribuição do Hilton Hotels África do Sul e Namibia, os pontos a observar são:
- compartilhe o contrato da Match com todos em seu hotel. Explique os pontos mais críticos com relação a no-shows, prazos para room-list, multas e deveres de cada lado.
- não leia o contrato na hora em que o problema está contecendo, leia e entenda antes !
- treine seus funcionários desde já sobre o que pode acontecer (room list entregues de última hora, inúmeras mudanças de nomes, grupos com características totalmente diferentes convivendo no hotel)
- comunique com antecedência a todos os seus key accounts que seu hotel é um hotel oficial da Fifa
- tenha bem claro quantos de seus funcionários são bilingues e em quais idiomas, assegure-se de ter sempre um deles no idioma dos maiores grupos
- crie um departamento de reservas específico para a Fifa
Já para Paul Whelan da Match, os maiores problemas são relacionados aos convidados da Fifa, chefes de estado e suas delegações, necessidade de várias suítes presidenciais, mudanças de útima hora que eles não conseguem prever.
Perguntado sobre o que não correu tão bem na África do Sul citou o caso dos Bed & Breakfast que foram abertos e certificados para a copa. As expectativas de ocupação não se concretizaram pois os grupos de torcedores não queriam se separar, não queriam ficar cada um em um lugar.
Para os hoteleiros, um ano após a copa, não observaram crescimento em ocupação. O legado maior foi a exposição do país e o sentimento de superação que o povo sul africano sente até hoje.
E para os três o mais decisivo é que tanto o hotel como a Match estejam muito próximos, que a comunicação seja constante e rápida, assegurando melhores resultados.
Paul define como sucesso para a Fifa que ” todos que compraram hotel tenham seu quarto entregue” e para os hotéis que “todos os quartos estejam ocupados”.
Vamos trabalhar e torcer para que as duas coisas aconteçam por aqui !
Bom final de semana, principalmente aos amigos hoteleiros

Fonte: Panrotas
http://blog.panrotas.com.br/alemdacama/index.php/2011/09/30/