AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 26 de junho de 2015


Chuva e neblina aumentam riscos de acidentes na BR-354, no Sul do Rio
Rodovia Rio-Caxambu é uma das mais perigosas da região.
De janeiro a maio de 2015, foram registrados 12 acidentes no trecho




A BR-354 (Rodovia Rio-Caxambu) é uma das mais perigosas do Sul do Rio de Janeiro, por conta da grande quantidade de curvas. São 26 quilômetros entre Resende e Itamonte, em Minas Gerais e o trecho exige atenção redobrada dos motoristas. "É uma estrada perigosa. Muito estreita. Os veículos muito pesados passam aí. Você pega dificuldade subindo, descendo também", disse o caminhoneiro Cleuber Borges de Oliveira.

O acostamento é estreito e há pontos que ele nem existe. Foram 38 acidentes registrados em 2014, com 27 feridos e três mortos. De janeiro a maio de 2015, foram 12 batidas e 13 pessoas se feriram. Uma ponte, situada em uma curva da estrada, é um dos trechos que mais preocupam.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando chove, o risco de acidentes é ainda maior, já que a pista molhada e a neblina aumentam o risco de acidentes em até 40%. "É mais perigoso. Porque aí tem óleo, que os caminhões derrubam também. A estrada fica mais escorregadia também. Atrapalha bem, sim ", disse o motorista Luís Paulo de Faria.

Segundo o policial rodoviária Carlos André Nogueira, a PRF costuma fazer operações de rotina na rodovia. "É uma rodovia em um trecho de serra, muito sinuosa. A configuração da via é complicada, porque é uma via de mão dupla", disse.

De acordo com Nogueira, o número de feridos em acidentes poderia ser menor se todos os ocupantes usassem cinto de segurança. "Principalmente os passageiros que vão no banco de trás. Por muitas vezes eles acham que não é importante utilizar o cinto. Além dele ser arremessado no passageiro que está no banco da frente, causando lesões não só nele, como também no outro passageiro, ele pode ser arremessado para fora do veículo ou até mesmo podendo causar lesões, como traumatismo craniano, devido a bater em várias partes do veículo"
.