AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Vereador eleito apresenta relatório sobre a merenda das creches e escolas municipais



AS DEVIDAS EXPLICAÇÕES
(Desculpe-me pelo texto extenso. Como se trata de um RELATÓRIO foi necessário)
RELATÓRIO
Pois bem, conforme me foi sugerido, nesta última quinta feira, próxima passada, por volta das 07hs, sai de casa com intuito de visitar todas as Escolas Municipais, bem como, todas as Creches, para me informar, com as diretoras, sobre a questão da “merenda escolar”.
Assim sendo, optei por iniciar pela:
● Escola Monsenhor João de Deus, localizada no bairro do Bosque. Lá fui muito bem recebido pela Vice-Diretora, senhora Márcia Franklin, uma vez que, a Diretora, senhora Nilciane Castro não se encontrava.
Após eu colocar o motivo de minha visita, me foi informado pela mesma que, “naquela escola a situação está regularizada e, que, realmente faltou apenas o leite”.
Saindo de lá fui para:
● Creche do Bairro Santa Teresa. Lá fui recebido pela Diretora, senhora Endyra do Couto Cordeiro e, pela Coordenadora, senhora Edna Silva Reis.
Não houve a necessidade de colocar o motivo de minha visita, pois, ambas já sabiam desta minha intenção e, segundo elas, “já estavam me esperando”.
Segundo as mesmas “a situação da Creche há algum tempo era de dificuldade, mas que estava dando para contornar. Contudo, a partir da semana em que se comemora o “dia da criança” a situação se agravou. O que gerou a necessidade de pedir doações de gêneros alimentícios para atender a necessidade das crianças. O que foi de pronto atendido pela comunidade escolar”.
Na oportunidade as cantineiras, todas muito atenciosas, fizeram questão de mostrar tudo que estava na Creche, oriundo das doações feitas pela “Comunidade do bairro Santa Teresa”, inclusive, permitindo-me que tudo fosse fotografado.
Diga-se de passagem, abro um parabéns para dar parabéns a Comunidade do bairro Santa Teresa que deu um grande exemplo do que é ser solidário.
Saindo de lá fui para:
● Escola Municipal “Chapeuzinho Vermelho”. Lá fui recebido pela Vice Diretora, senhora Andreia de Souza Nogueira Leite, uma vez que a Diretora não se encontrava presente.
Após eu colocar o motivo de minha visita, me foi informado pela mesma que, “não me daria nenhuma informação, pois, a direção da escola decidiu que primeiro conversaria com a Secretária Municipal de Educação sobre esse assunto”.

Saindo de lá fui para:
● Escola Municipal “Pinguinho de Gente”. Lá fui recebido pela Vice Diretora, senhora Jaqueline Ferreira Siqueira Costa.
Após eu colocar o motivo de minha visita, me foi informado pela mesma que, “não me daria nenhuma informação, sugerindo-me que procurasse o CAE para obter as informações que eu buscava”.

Continuando minha saga, fui para a:
● Escola Municipal John Kennedy. Lá fui recebido pela Secretária, senhora Jane Lopes Batista e, pela Pedagoga, senhora Márcia Alves Figueiredo Pinto que informaram que a Diretora, senhora Maria de Lourdes Pereira Silva Filha, logo ali estaria para me receber.
Após aguardar algum tempo me foi informado que “a senhora diretora havia ido participar de uma reunião com a senhora Secretária Municipal de Educação e, as demais diretoras, para tratar do assunto que me levou a estar ali”.
Neste momento paralisei as visitas que pretendia ainda fazer, pois, como supramencionado, as diretoras estavam em reunião e, assim sendo, não haveria possibilidade de falar com as que eu ainda não tinha visitado.
Por volta das 12hrs recebi uma ligação da senhora Secretária Municipal de Educação solicitando-me uma reunião com ela. O que ficou agendado para as 13hrs, na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Na hora marcada lá eu estava. Ocasião em que fui recebido pela titular da pasta que, me pediu para aguardar a diretora da Escola Municipal John Kennedy e, a diretora da Creche do Bairro Santa Teresa que, também, iriam participar desta reunião, representando as demais diretoras.
Este é o R E L A T Ó R IO...
CONCLUSÃO
Nesta reunião da senhora Secretária Municipal de Educação, acompanhada das diretoras da Escola Municipal John Kennedy (Maria de Lourdes Pereira Silva Filha) e, a diretora da Creche do Bairro Santa Teresa (Endyra do Couto Cordeiro), com Mário Alves, foi informado o seguinte pela primeira:
“que os valores repassados pelo Governo Federal para gasto por dia para cada aluno é insuficiente e, que em virtude disto a Prefeitura precisa complementar. Ocorre, que a Prefeitura encontra-se em situação difícil o que impossibilitou que assim fizesse. Quanto à alimentação do alunos estávamos sem o fornecimento, temporário, de leite. Com a troca do prefeito, face a burocracia nos bancos, ficou impossibilitada de pagar fornecedores, o que gerou este problema com a merenda. Contudo, com as doações feitas espontaneamente pela comunidade escolar pode-se resolver temporariamente o problema. A partir da semana que vem os pagamentos para os fornecedores voltará a normalidade e tudo será resolvido, voltando a normalidade. Outrossim, houve uma mudança no cardápio das escolas, motivo pelo qual muitos itens que antes eram enviados, não chegaram as escolas”.
Esta manifestação da senhora Secretária Municipal de Educação contou com a aquiescência das diretoras presentes.
Na oportunidade, Mário Alves, sugeriu à senhora Secretária Municipal de Educação que fizesse uma declaração em uma das rádios local para esclarecer tudo à população. Inclusive, se há necessidade ou não de continuar com a campanha de doação.
A reunião foi encerrada.
____________________________________
Prezados, com apresentação deste relatório, dou por encerrado (por hora) minha participação neste episódio.
Agradeço a atenção que me foi dispensada pela Secretária Municipal de Educação, bem como, pelas Diretoras, Vice Diretoras, Secretárias, Pedagoga, Coordenadora e, em especial as “cantineiras” da Creche do bairro Santa Teresa que, foram muito gentis para comigo.
Aproveito para parabenizar toda a “comunidade escolar” que nos mostrou que, "unidos somos fortes".
Abraçaram a causa, foram às ruas e conseguiram resolver o problema temporariamente.
Quiçá esse exemplo seja copiado por todos para que possamos resolver futuras demandas que surgirem.
Parabenizo, ainda, o prefeito eleito, Diogo Curi, pela disposição de tentar ajudar a resolver aquela situação.
Certamente, nosso povo reconheceu sua nobre atitude, como um ato praticado por uma pessoa que se preocupa com as dificuldades dos munícipes.
Sendo o que tinha para o momento, despeço-me, desejando à todos um belíssimo final de semana.